Quero Ser Fotógrafo - Curso Online, ebooks, presets e Mentorias

Entendendo o custo fotográfico!

Olá amigos, colegas, noivas e noivos que acessam meu blog.

Hoje venho falar de algo que muitos desconhecem: o custo real da fotografia de casamento para o fotógrafo.

Pois estou preocupado com o rumo que nosso mercado esta tomando, não sou contra os iniciantes, também já fui um, mas como professor de fotografia preciso alerta-los de algo que pode ser prejudicial para você e para seus clientes ou futuros clientes.

Eu entendo muito bem que existem desigualdades sociais, que o mundo não é um mar de rosas e que o que pode ser barato pra uns é caro para outros.

Eu não gosto da palavra caro, é caro porquê?Eu acredito que existam coisas que simplesmente valem mais que outras, assim no preto e no branco…

Eu mostro para os colegas que assistem minhas aulas a minha planilha de custos que é bem mais completa e aborda alguns temas polêmicos que geram um custo ainda maior, mas acredito que esta “tabela de custos” sirva para todos os profissionais da área.

Minha idéia deste tópico é o de falar de custos reais do fotógrafo, então vamos lá!

Antes de querer se “adentrar” no mundo dos Casamentos pense no significado deste evento, pense na responsabilidade que este evento requer e pense se você realmente está preparado para esta imensa responsabilidade!

Não faça com que um sonho se torne um pesadelo, tanto para o casal que lhe contratou como para o restante de sua carreira.

Vamos começar pelo princípio de tudo: Aprendizado!

Curso de fotografia Básico: Duração = 8 horas, custo = 320,00 reais
Curso de fotografia Médio e Avançado: Duração = 20 horas, custo = 600,00 reais
Curso de Adobe Photoshop Básico = Duração = 3 horas, custo = 280,00 reais
Curso de Adobe Lightroom Básico = Duração = 6 horas, custo = 340,00 reais
Workshop de Strobist = Duração = 9 horas, custo = 420,00 reais
Workshop Uso Criativo da Luz = Duração = 8 horas, custo = 420,00 reais
Workshop Fotografando Emoções = Duração = 15 horas, custo = 800,00 reais
Investimento inicial (em especialização e aprendizado), para poder fotografar um casamento = 2.760,00 reais

Veja que não coloquei o tempo de prática, leitura de livros, busca de referências, etc…

——-
Depois de ter aprendido a fotografar devemos ter um local para apresentar nossos serviços:
Móveis = 4.000,00 reais – troca 1 vez a cada 2 anos = 83,33 reais
TV Full HD de LED – 3.599,00 reais para 3 anos = 49,98 reais
Blu Ray Disc – 890,00 reais para 3 anos = 12,36 reais

Imac 21.5 core 2 Duo – 3.990,00 reais – Durabilidade média 3 anos (atualização) – 55,41 reais

Mac Book Pro core 2 duo – 3.799,00 reais – Durabilidade média 3 anos (atualização) – 52,76 reais

PC servidor com 4 Tera – 2.600,00 reais cada (x 2)
Durabilidade média 3 anos (troca de HD’s e atualização) – 72,22 reais

Impressora Epson R290 – 599,00 reais –
Durabilidade média – 3 anos (manutenção periódica e troca) = 8,31 reais

Tintas de impressora – 294,00 reais para cada 3 meses = 49,00 reais

Papel – 500 folhas de papel reciclado = 18,90 reais durabilidade média 12 meses = 0,79 reais

Álbuns, painéis, folders, cartão de visita – 8.000,00 reais ano = 333,33 reais por casamento

Custo inicial para montar o escritório: 30.389,90 reais ou seja: 717,49 reais por casamento que eu realizo.
Estou utilizando como base a média de casamentos que farei em 2013 = 24 casamento = 2 casamentos/mês

——–
Valores que você terá que bancar todo o mês, se tiver ou não casamento:

Aluguel – 1.200,00 reais – 600,00 reais (2 cas./mês)

Salário Editor – 1.200,00 reais – 600,00 reais (2 cas./mês)
Contador – 400,00 reais por mês – 200,00 reais (2 cas./mês)

Seguro carro – 4.080,00 reais(ano) – 170,00 reais

Luz – 120,00 reais – 60,00 reais (2 casamentos/mês)

Telefone – 69,00 reais – 34,50 reais (2 casamentos/mês)

Celular – 150,00 reais – 75,00 reais (2 casamentos/mês)

Gasolina – 440,00 reais mês – 220,00 reais (2 cas/mês)

Poupança = 300,00 reais por evento

Custos Fixos: 2.459,50 reais por casamento

Agora é hora de ir para casamento, então vamos a tão famosa depreciação do equipamento (depreciação é a conta que fazemos para saber quanto do equipamento é “perdido” a cada evento, nela nos baseamos para poder saber quanto devemos guardar por casamento para que possamos comprar um equipamento novo assim que o antigo se estraga) e aos custos variáveis (que são os custos que possuímos por casamento):

Custos que você terá somente quando fotografar:
5d Mark II – 180,56 reais (3anos)x3 = 468,75
50D – 100,00 reais x 2 = 200,00 reais (3 anos)
Lentes – 180,00 reais
HD – 28,00 reais
DVD – 8,00 reais
Capa – 6,00 reais (2 capas)
Box – 4,00 reais (2 box)
1º Fotógrafo – 650,00 reais
2º Fotógrafo – 450,00 reais
Segunda Luz – 150,00 reais
Gasolina, estacionamento, taxas – 120,00

Custos Variáveis: 1.976,56 reais

——
Custos totais por casamento
5.153,5 reais (sem o livro)

Não levei em consideração:
– Impostos;
– Previdência (privada ou governo);
– Lucro da empresa;
– Previsão de aquisição de bens imóveis;
– Previsão de aquis. de bens móveis (carro para empresa);
– 13 Salário do funcionário e do proprietário;
– Workshops que participo como aluno;
– Feiras que participo como expositor;
– Impressão do livro
– etc…
——–

Depois de passar pela parte de custos, vamos ao tempo de serviço (vou levar em consideração o meu trabalho e o tempo que levamos para realizar todas as questões que envolvem um casamento).
– Primeira etapa: Atendimento, fechamento de contrato e reunião com o casal (4 horas)
– Segunda etapa: Responder dúvidas do casal, conhecer todos os detalhes do casamento, responder e-mails, mensagens e ligações (4 horas)
– Terceira etapa: Separar e conferir equipamentos para o grande dia (1 hora)
– Quarta etapa: Fotografar o grande dia (12 a 15 horas – contando deslocamento entre casa/dia da noiva e fim da festa/casa, se casamento em minha cidade)
– Quinta etapa: Backup dos arquivos (2 horas)
– Sexta etapa: Separar as melhores fotos e edita-las (28 horas)
– Sétima etapa: Postar em redes sociais e no blog, gravar dvd’s para entrega (2 horas)
– Oitava etapa: Separar imagens escolhidas para o livro/diagramar/alterações (10 horas)
– Conferir todo o material pronto antes de entregar para o cliente (1 hora)

No final de todos os processos: 67 horas de trabalho, levando em consideração uma jornada de 8horas diárias (irei subtrair as 15h do grande dia) = 52 horas de trabalho entre pré e pós casamento ou seja: 6,5 dias + 1 dia = 7,5 dias para cada casamento que iremos cobrir.

Não estou levando em consideração: atender telefonemas de possíveis novos clientes, responder e-mails de orçamento e dúvidas de possíveis novos clientes, ir ao banco pra resolver questões da empresa, tratar com fornecedores.

Detalhe: Não considerei a impressão do livro e também o lucro da empresa, logo o valor real ainda vai subir, este custo é apenas o PARA FOTOGRAFAR e entregar somente um cd em baixa.
Fotógrafos vamos abrir nossos olhos e pensar o que significa fotografar um casamento.
As noivas e noivos merecem muito mais que “qualquer coisa”, fotografia de casamento é coisa séria e deve ser levada a sério!

Abraços,
Allan.

8 Replies to “Entendendo o custo fotográfico!”

  1. Bia disse:

    Olá,
    Obrigada por compartilhar tão valiosas dicas. Havia muita coisa que ainda não estava considerando ao montar meu preço.
    Tentei acessar o link q vc sugeriu ao final do artigo, mas está fechado apenas a convidados. Gostaria de saber se vc pode me informar o contato do responsável pelo bolg reuniaofotopoa.blogspot.com para que eu possa solicitar um convite. Obrigada,
    Bia

    1. Cara, estou impactado com suas informações, seus comentários e pricipalmente pelo excelente trabalho que vi seu. Sou do RJ, mas gostaria muito de ser/morar/viver, pelo menos em Florianópolis, quem sabe um dia… Obrigado por compartilhar seu conhecimento e experiênicas. Tentei acessar o link mas também não consegui… Gostaria de receber uma planilha também se não for pedir muito! Obrigado e que Deus abençôe sua vida. Abs

      1. Allan Elly disse:

        Oi Maurício, tbm não tenho esta planilha, calculei meu custo direto na calculadora mesmo! 🙂

        Abraços,
        Allan

  2. Elen Gorski disse:

    Nossa fiquei impressionada com a colocacao de tantos itens, adorei o fato de vc ter postado este assunto, muito obrigada pela sua colaboracao. Eu realmente sou iniciante como vc citou e ainda nao montei meus precos, e quero usar estas tabelas para me ajudar.
    Se vc puder me passar o contato do blog citado ao final do seu post para que eu possa ser convidada, agradeco.
    E novamente quero te agradecer por compartilhar conosco tantas informacoes pessoais e de grande valia. Obrigada mesmo.
    Elen

  3. Post antigo, mas perfeito e atualíssimo. Parabéns e que todos pensem assim como vc.

  4. Oscar Duarte disse:

    Allan, vc é um norte a ser seguido, estou começando agora e te prometo antes de mais nada a me especializar para valorizar meus futuros clientes e me valorizar como profissional, espero um dia poder estar no seu workshop e beber dessa fonte que é o seu conhecimento, parabens e obrigado por tudo o que tens feito por nós iniciantes. sucesso!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *